agentedemocratico@institutojatobas.org.br

Programa Piloto 2022

Todos os eventos virtuais serão realizados em terças-feiras, sempre das 20h00 às 22h00, pelo Zoom Webinar ou pelo Zoom Meetings.

CICLO 1 – ENTENDENDO A DEMOCRACIA
Primeira Etapa | O que é democracia? E por quê democracia?

Evento 01 – 22/03 – Interação entre os participantes – As ferramentas virtuais do programa

Evento 02 – 05/04 – Objeções correntes à democracia: como respondê-las (primeira parte). Conversação nas Comunidades de Aprendizagem e diálogo final entre Augusto de Franco e Gabriel Azevedo.

Evento 03 – 19/04 –  Objeções correntes à democracia: como respondê-las (segunda parte). Conversação nas Comunidades de Aprendizagem.

Evento 04 – 03/05 – A democracia como regime político e como modo-de-vida: uma visão panorâmica. Conversação com Gabriel Azevedo.

Evento 05 – 10/05 – A democracia como regime político e como modo-de-vida: análise aprofundada e conversação. Conversação nas Comunidades de Aprendizagem.

 

Segunda Etapa | Reconstruindo uma “tradição” democrática

Evento 6 – 17/05 – História da democracia: como a democracia surgiu ou foi inventada e como ela foi reinventada pelos modernos. Captando o DNA da democracia. Exposição de Elimar Nascimento e interação com os participantes.

Evento 8 – 24/05 – Textos clássicos sobre a democracia: leituras obrigatórias. Exposição de Augusto de Franco e conversação em plenário.

Evento 9 – 31/05 – Indicadores de democracia:  Freedom House, The Economist Intelligence Unit e V-Dem. Exposição de Renato Jannuzzi e interação em plenário.

Evento 10 – 14/06 – A necessidade de novos indicadores de democracia: construindo um sistema de detecção precoce dos sinais de desconsolidação da democracia. Exposição e diálogo entre Renato JannuzziAugusto de Franco e Gabriel Azevedo.

Evento 11 – 28/06 – Construindo uma “tradição” democrática e cocriando novos indicadores e sistemas de detecção precoce de sinais de desconsolidação da democracia. Cocriação nas Comunidades de Aprendizagem.

 

CICLO 2 – EXERCITANDO A DEMOCRACIA

Terceira Etapa | Como defender a democracia que temos e dar continuidade ao processo de democratização para alcançar as democracias que queremos

Evento 12 – 02/08 – Reconhecimento de padrões autocráticos: elementos de uma teoria. Exposição de Augusto de Franco, diálogo com Gabriel Azevedo e interação com o plenário.

Evento 13 – 09/08 – Reconhecimento de padrões autocráticos: a investigação das distopias ficcionais e dos totalitarismos antigos e modernos. Conversação nas Comunidades de Aprendizagem.

Evento 14 – 16/08 – Os elementos de totalitarismo remanecentes nos autoritarismos modernos e contemporâneos. Exposição de Joel Pinheiro da Fonseca e interação com o plenário.

Evento 15 – 30/08 – A crise atual da democracia e a recessão democrática: a terceira onda de autocratização. Diálogo de Renato Jannuzzi com Augusto de Franco e Gabriel Azevedo e interação com o plenário.

Evento 16 – 13/09 – A literatura sobre a crise atual da democracia e as revistas especializadas sobre a democracia. Exposição de Sergio Fausto e interação com o plenário.

Evento 17 – 27/09 – A democracia na emergente sociedade-em-rede: a crise e os limites da democracia representativa e a experimentação de novas formas mais interativas de democracia. Exposição de Pedro Dória e interação com o plenário.

Evento 18 – 04/10 – Como montar um sistema de detecção precoce de sinais de desconsolidação da democracia: exposições de diferentes visões e conversação. Cocriação nas Comunidades de Aprendizagem.

Evento 19 – 06/10 – SESSÃO EXTRA | A continuidade do processo da Escola de Agentes Democráticos. Sessão livre de conversação sobre as Casas da Democracia.

 

Quarta Etapa | Experimentando a democracia como modo-de-vida

Evento 20 – 11/10 – A democracia como processo de desconstituição de autocracia: como experimentar a democracia para desprogramar cinco a seis milênios de cultura autocrática. Conversação com os mentores-netweavers da Escola de Agentes Democráticos e interação com o plenário.

Evento 21 – 18/10 – Multiplicação do número de agentes democráticos: difusão de visões democráticas na sociedade. Debate de Augusto de Franco e Gabriel Azevedo com representantes de movimentos de renovação da política e interação com o plenário.

Evento 22 – 25/10 – Renovação do sistema político: democratizando o espaço público social. Exposição de Eduardo Jorge e interação com o plenário.

Evento 23 – 08/11 – Democracia e capital social: criação de ambientes sociais favoráveis ao desenvolvimento. Diálogo de Augusto de Franco e Gabriel Azevedo e cocriação nas Comunidades de Aprendizagem.

Evento 24 – 22/11 – Netweaving. Como experimentar mudanças democráticas na gestão de organizações: trocando a lógica da escassez pela lógica da abundância. Exposição de Augusto de Franco, diálogo com os mentores-netweavers e interação com plenário.

Evento 25 – 29/11 – Para experimentar a democracia como modo-de-vida nas organizações. Conversação nas Comunidades de Aprendizagem.

Entrega Final – Cada participante apresenta seu projeto pessoal de experimentação da democracia como modo-de-vida (em alguma localidade, setor de atividade etc.)

Evento 26 – 17/12 – Festa de Encerramento e Diplomação (com transmissão ao vivo).