O que é a Escola de Agentes Democráticos?
Não estamos ofertando mais um cursinho de democracia para ensinar como funcionam o sistema eleitoral, a divisão dos poderes, os mecanismos de freios e contrapesos, a vigência de direitos políticos e a garantia de liberdades civis. Nem apenas, nem principalmente, para preparar candidatos para as próximas eleições. Já há muitas entidades e programas fazendo tudo isso.
Estamos nos propondo a formar agentes (como se fossem agentes de inteligência mesmo, mas de inteligência democrática).
Um – apenas um – agente de inteligência democrática pode fazer uma grande diferença em uma localidade ou setor.
Pode interpretar notícias, desencavando sentidos que não são imediatamente visíveis, pode ter um blog, pode escrever em um jornal da imprensa tradicional, pode gravar e divulgar vídeos no Youtube e pode publicar artigos nas outras mídias sociais.
Pode arrumar mais dois ou três parceiros e ajudar a montar sistemas de detecção precoce de sinais de envenenamento ou de desconsolidação da democracia.
Pode estimular várias inovações para experimentar processos democráticos visando a alterar modos de convivência social.
Pode fundar Casas da Democracia inserindo novas pessoas numa grande rede de conversação e ação sobre o tema.
Leia mais sobre a concepção de democracia em que se baseia esse projeto clicando no link Por que democracia?
Objetivo
Queremos formar Agentes Democráticos
Agentes democráticos não são indivíduos iluminados pelo conhecimento. São pessoas que participam de conversações democráticas recorrentes e, portanto, são nodos de redes que se articulam na sociedade.
Ao se tornar um Agente Democrático o participante aprenderá a:
• Fazer análises de conjuntura distinguindo medidas pró e contra a democracia na política contemporânea.
• Construir indicadores de democracia e sistemas de detecção precoce de sinais de desconsolidação da democracia.
• Participar e conduzir debates acadêmicos em temas afetos à política.
• Atuar em organizações governamentais e não governamentais nacionais ou internacionais que tenham como princípio a defesa da democracia.
• Aconselhar grupos sociais na construção de políticas públicas.
• Experimentar novos processos democráticos (de democracia como modo-de-vida) em localidades e setores de atuação.

Estrutura do Curso
O projeto inicial da Escola de Agentes Democráticos, propõe-se a formar agentes democráticos por meio de uma jornada de conhecimento com duração de dois ciclos:
Ciclo: 1° Semestre
Período: Março a Junho
Tema: Entendendo a Democracia
1. O que é democracia?
2. E por quê democracia?
Ciclo: 2° Semestre
Período: Agosto a dezembro de 2022
Tema: Exercitando a Democracia
3. Como defender a democracia que temos e dar continuidade ao processo de democratização para alcançar as democracias que queremos.
4. Experimentando a democracia como modo-de-vida
O participante entregará um produto-aplicação de conteúdo ou experimentação de conclusão de cada uma das quatro etapas.
O primeiro ciclo embora independente (autônomo) estará conectado ao segundo ciclo por uma sessão-ponte de equalização com dois encontros virtuais.

Processo de Seleção
O processo de seleção desta chamada irá selecionar até 40 alunos, para participar gratuitamente da segunda turma da Escola de Agentes Democráticos.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas do dia 20 de junho de 2022 ao dia 22 de julho de 2022, até às 24 horas (horário de Brasília) e os interessados deverão se inscrever no site www.agentedemocratico.org, mediante preenchimento do formulário clicando aqui.
Durante a etapa de avaliação, a equipe do programa Agente Democrático poderá entrar em contato para solicitar mais esclarecimentos, por meio do endereço eletrônico (e-mail) ou telefone, informados no formulário de inscrição.
O resultado do processo de seleção será divulgado no site e nas redes sociais do programa no dia 29 de julho de 2022.
Metodologia
A metodologia da Escola de Agentes Democráticos é baseada em aprendizagem pela convivência (interação), não apenas pela transmissão de conteúdo. Do ponto de vista pedagógico é um projeto interativista, não cognitivista.
Aprendizagem: O processo de aprendizagem pela convivência, privilegia a interação, a conversação e a cocriação para formação de comunidades de aprendizagem.
Modo Virtual: O processo pedagógico da Escola de Agentes Democráticos contempla eventos à distância, com Fóruns de Discussão, Estudos de Caso, Quizzes e Grupos de WhatsApp exclusivos.
Catalisadores dos processos de aprendizagem e recursos pedagógicos
Professores e Palestrantes: haverá especialistas convidados para cada tema que será abordado.
Comunidades de Aprendizagem: todos os participantes interagirão em grupo, do início ao fim do programa.
Projetos Desenvolvidos e Entregas Parciais: cada etapa do programa terá um resultado concreto, aferível objetivamente.
Material de Leitura e Apoio: será disponibilizado material de apoio para acompanhar as aulas presenciais e ao vivo. Preparado exclusivamente para o curso, com referências para aprofundamento.
Tutorial Online e Mentoria: durante todo o período de execução do curso, o aluno terá mentores para esclarecer suas dúvidas. Vinte mentores experientes em processos de rede e democracia comporão o staff do programa.

Diferenciais da Escola de Agentes Democráticos
1 – Formação de Agentes de Inteligência | Não é mais um centro para ministrar cursinhos de política e sim uma escola de agentes de inteligência (democrática).
2 – Pedagogia Interativista | Adota uma pedagogia interativista, a aprendizagem pela convivência (conversação recorrente).
3 – Mentoria Individual e Coletiva Permanente | Ninguém fica sozinho, perdido ou diluído em uma turma. Os alunos se conectam em comunidades de aprendizagem. Cada aluno tem um mentor (amigo) com quem pode interagir a qualquer hora.
4 – Democracia como Regime Político e como Modo-De-Vida | Não toma a democracia apenas como coisa de políticos ou como modo político de administração do Estado e sim também como modo de vida e convivência social.
5 – Viver em Rede | Parte da ideia de que, assim como o sentido da política é a liberdade, o objetivo da democracia é a rede (ou seja, as pessoas viverem socialmente, organizando-se segundo padrões mais distribuídos do que centralizados). Entende que a rede não é um instrumento para fazer a mudança: ela já é a mudança.
6 – Papel Inovador da Democracia | Procura fazer o que (quase) ninguém está fazendo: redescobrir o papel inovador da democracia, propondo e cocriando novas soluções para a política.
7 – Plantar Tamareiras | Tem uma perspectiva de longo prazo. Não há democracia sem democratas, mas nosso deficit de agentes democráticos não pode ser preenchido a não ser com trabalho constante de uma geração. Não é como plantar nabos ou rabanetes para colher em duas semanas e sim como plantar tamareiras.
8 – Acendendo Miríades de Pequenas Velas | Entende que a democracia não é a luz de um holofote e sim a de miríades de pequenas velas. Cada agente democrático é uma pequena vela acesa na escuridão, que pode produzir mais democracia em sua localidade ou setor de atividade, investindo em capital social e usinando e polinizando, nos seus ambientes, as sementes de novos mundos sociais mais livres e mais colaborativos.
Leia mais sobre a concepção de democracia em que se baseia esse projeto clicando no link Por que democracia?